A nossa história

Chão do Ribeirinho

A minha casa. Que memórias tão felizes!


O que fica do tempo que passou e nos marcou, e que ao passar o tempo leva consigo... Desse passado, recordo "a minha casa” que foi dos meus avós, dos meus pais e depois minha. A minha aldeia que fica no concelho do Fundão, mais a sul da Gardunha, chama-se Atalaia do Campo!


Era uma simples casa de granito, pedra rija e protectora, como os homens que a construíram. Praticamente sem janelas, só com a porta de entrada para proteger os seus moradores das intempéries rigorosas do inverno e do calor tórrido dos verões.



Na minha casa encontro as minhas raízes e energias, os meus sonhos e alegrias de juventude, dos amigos e gente boa que sempre me acarinharam.

No filme deste tempo, o realizador são as memórias, as personagens de todos os que por lá passaram e me ajudaram a ser muito do que sou hoje. Os enredos foram-se misturando com os acontecimentos que tão bem caracterizavam a minha aldeia.

Com o tempo e a perda dos seus pilares, a casa também não resistiu às perdas sucessivas e foi-se desmoronando, chorando os seus filhos. Ficaram os alicerces como marco dos que por lá tinham passado.


Os anos foram passando, e talvez por egoísmo ou cobardia, abandonei-a… Sem nunca deixar de sonhar e dizer para mim:

um dia vou voltar!

Hoje, por vontade dos meus filhos de realizar esse sonho que sabiam ser meu desde sempre, regressei. Com muito orgulho de continuar a mostrar as minhas origens, lá fui eu com o coração a bater acelerado.

As palavras não saíam, mas as lágrimas escorriam… Um nó formou-se na garganta e num misto de êxtase, lembrei cada canto e recanto do passado. Fechei os olhos e fiquei a vê-los um a um. Os meus natais, as risadas, os amigos, histórias de uma vida feliz. Afinal, esta é e sempre será a minha casa!


Em homenagem, ergui os olhos ao céu e pensei que afinal os sonhos também se realizam. Obrigada aos meus avós e aos meus pais por me fazerem acreditar e me darem força para continuar a sonhar e nunca desistir.


Em memória dos meus avós e pais, este é o Chão do Ribeirinho,

agora também a vossa casa!

Felícia Simão

Testemunhos

"Localização ,silêncio, comodidade adoramos .mesmo que tempo foi poco amigo casa muito boa com todos os comodidade toalhas roupa de cama tudo limpo e cheirosa, cafe ,internet grátis,lenhas para lareira. Ar condicionado . piscina com iluminação .tudo muito bonito gostei muito.parabens para quem organizou . obrigado ."

Victor

"O Chão do Ribeirinho é chegarmos a uma casa com história, refeita com muito amor.... um cantinho de muita paz em que cada pormenor só pode ter sido pensado com muito amor... dias maravilhosos numa aldeia do nosso Portugal... obrigada por dias maravilhosos... voltamos em breve...."

Sónia Carvalho

"Foi um fim de semana bem passado, casa está muito bem localizada e com sossego. Ideal para que quer sentir o coração desta linda região de Portugal."

Carlos Pereira_KSA

"Uma decoração top ! Tudo muito bem decorado, limpo, novo. Brutal !"

Rui Cezerilo

Share by: